quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Devo comunicar os "quase acidentes"?

  
  Quando é que um acidente não é um acidente?


"Por um Triz"
 Quando é que se trata de um “quase acidente”?

  Um quase-acidente é uma ocorrência inesperada que apenas por pouco deixou de ser um acidente com um trabalhador ou um acidente com um equipamento.





A Segurança do Trabalho deve investigar tais ocorrências? A administração da empresa deve discutir tais casos? Porque?




   Os “quase-acidentes”, assim como os acidentes que não causam ferimentos ou outros tipos de lesão devem ser investigados quando reportados ou observados.

    Eles se constituem em “avisos” daquilo que pode ou provavelmente vai acontecer.


   Um acidente quase sempre acontece mais tarde, quando tais “avisos” são ignorados; mais cedo ou mais tarde o acidente acaba acontecendo.

                              Por isto, relate os "quase acidente" que acontece com você na sua empresa, não deixe de comunicar, informar ao responsável pela segurança do trabalho, tenho certeza que vocês poderão evitar que acidentes possam acontecer.

Segurança e Saúde no Trabalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário